A solução Acto Cidadão oferece um canal aberto entre os moradores da cidade e a gestão pública. O aplicativo permite apontar qualquer problema na malha urbana por meio de fotos e textos e os encaminha diretamente para a secretaria responsável.
Além de enviar as solicitações, o cidadão pode acompanhar o progresso, fazer comentários, críticas e ser informado sobre a finalização do serviço. O Acto Cidadão segue o seguinte fluxo:
O cidadão realiza a solicitação pelo aplicativo com foto e texto e recebe o número da ocorrência que será utilizado até a conclusão da obra ou serviço.
A secretaria responsável recebe a solicitação imediatamente, organiza a demanda por tipo e urgência e informa a data de início do atendimento.
Todas as solicitações formam uma base rica de informações que ajuda a gestão pública a planejar ações preventivas e corretivas por região e modalidade.
A gestão pública se torna ainda mais ágil e capacitada no planejamento e coordenação de ações dos espaços públicos e alcança um atendimento eficiente ao cidadão.
O vínculo entre gestão pública e cidadão é ampliado e reforçado, já que o processo se torna transparente e dinâmico, com informações sobre o orçamento da obra pública, datas e etapas.
O cidadão ainda recebe alertas sobre o andamento da sua solicitação até sua finalização. Ele também pode interagir por mensagens contribuindo com a solução do problema.
O cidadão ainda recebe alertas sobre o andamento da sua solicitação até sua finalização. Ele também pode interagir por mensagens contribuindo com a solução do problema.
O vínculo entre gestão pública e cidadão é ampliado e reforçado, já que o processo se torna transparente e dinâmico, com informações sobre o orçamento da obra pública, datas e etapas.
A gestão pública se torna ainda mais ágil e capacitada no planejamento e coordenação de ações dos espaços públicos e alcança um atendimento eficiente ao cidadão.
Uma rua que necessita de recapeamento, uma praça que precisa de conserto nos brinquedos ou uma lâmpada queimada no poste, terão sua localização determinada com exatidão por meio da tecnologia de georreferenciamento.
A localização apontada por celulares e tablets e as características da área presentes nas fotos permitem encontrar o local e realizar o serviço solicitado sem erros que possam frustrar o cidadão. Esse atendimento ágil é a chave para que a prestação de serviços da gestão pública leve maior satisfação à população.
Acto Cidadão amplia a participação do cidadão na gestão ao solicitar serviços e ao permitir a fiscalização das obras públicas. Além disso, a solução também forma uma verdadeira base de cadastros das pessoas que utilizam o aplicativo, organizando todas as suas demandas.
Quando a gestão pública passa a entender as necessidades da população, fica mais fácil promover mudanças que melhoram os serviços e garantem espaços públicos mais acessíveis e democráticos.
Esses registros são centralizados na sala de conhecimento, um painel digital dinâmico que oferece aos gestores informações para que possam analisar e coordenar as solicitações, entender as demandas por tipo e região, controlar o orçamento das obras públicas e planejar ações preventivas ou recorrentes.
Confira nosso vídeo